Eslovênia surpreende e tchecas batem a campeã Suíça no primeiro dia da BJK Cup

Eslovênia surpreende e tchecas batem a campeã Suíça no primeiro dia da BJK Cup

Por José Morgado - novembro 7, 2023
Eslovénia-BJK
SEVILLE, SPAIN – NOVEMBER 07: Andrej Krasevec, Captain of Team Slovenia celebrates after victory with Kaja Juvan of Team Slovenia during the Billie Jean King Cup Finals group stage match between Australia and Slovenia at Estadio de La Cartuja on November 07, 2023 in Seville, Spain. (Photo by Matt McNulty/Getty Images for ITF)

A Eslovênia (Grupo B) e a República Tcheca (Grupo A) foram as primeiras vencedoras da semana na edição de 2023 do Billie Jean King Cup Finals, que este ano estão sendo realizadas em Sevilha, em uma estrutura montada dentro do Estádio Olímpico, que no início do século também sediou a final… da Copa Davis.

As eslovenas abriram o dia com uma grande vitória diante da Austrália, vice-campeãs em 2022, com um triunfo decidido nos duelos de singulares, contando com a ajuda das jovens Kaja Juvan e Tamara Zidansek. Mesmo sem Ellen Pérez, que ainda estava em viagem, as australianas venceram a partida de duplas, mas agora terão que vencer a outra equipe do grupo, o Cazaquistão, para manterem vivas as esperanças de avançar.

No duelo da tarde, a República Tcheca, mesmo atuando com uma equipe B (Karolina Muchova e Petra Kvitova não vieram e Marketa Vondrosuova ficou no banco nesta primeira rodada), Maria Bouzkova e Linda Noskova ‘deram conta do recado’ antes de as múltiplas campeãs de Grand Slams Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova, recém-chegadas de Sevilha vindo de Cancún, selarem o triunfo diante das campeãs em título, sem grandes chances de repetir o sucesso, uma vez que não contaram com Belinda Bencic (grávida).

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt