Em tempo de quarentena, leia: os 10 melhores livros sobre ténis

Em tempo de quarentena, leia: os 10 melhores livros sobre ténis

Por José Morgado - março 16, 2020
livros-ténis

O tempo é de desafios: o desporto está parado, o ténis também e todos estamos aconselhados a evitar contactos sociais excessivos. E é por isso que temos de encontrar boas formas de aproveitar o tempo extra que agora passamos em casa. É verdade que não há ténis em direto para ver, mas há muitas coisas relacionadas com a modalidade que podemos fazer, para além… de ler o Bola Amarela, pois claro!

Decidimos fazer uma lista de 10 livros sobre ténis para ler nos próximos dias. Já sabe, se puder, compre online e evite sair de casa e rumar até livrarias que possam ter muita gente nas filas. Deixamos-lhe a nossa lista, por ordem perfeitamente aleatória:

GUGA, UM BRASILEIRO

— Parece-nos bem começar com a autobiografia do melhor tenista brasileiro da história. A carreira de Gustavo Kuerten dá de facto um livro e é bom ficar a conhecê-lo melhor. Nesta obra, Guga relata todas as dificuldades que passou desde a infância, com tragédias familiares, e como o apoio da família e do seu treinador Larri Passos o ajudaram a conquistar Roland Garros… por três vezes.

guga-livro

AGASSI, OPEN – AUTOBIOGRAFIA

É porventura o livro mais polémico da história do ténis. Poucas autobigrafias de desportistas terão, aliás, tido tanta repercussão mediática como esta. A honestidade — para muitos até demais — como fala de alguns assuntos deixam os leitores agarrados a cada página. Agassi relembra treinos exaustivos na infância, a relação conturbada com o pai, as sensações de vencer os títulos de Grand Slam e seus embates com Pete Sampras. E, claro, revelou que não gostava de ténis quando era jogador profissional.

agassi-livro

PETE SAMPRAS, MENTE DE CAMPEÃO

Mais uma autobiografia, desta feita de outro dos maiores campeões da história. Menos polémica do que a de Agassi, Sampras conta sua história e relação com o ténis. Fala de sua transição da esquerda a duas mãos para de uma mão e relatas as suas lutas, principalmente quando seu técnico Tim Gullikson foi diagnosticado com cancro no cérebro. Dá para entrar na cabeça de alguém que era difícil de se dar a conhecer.

FEDERER, de CHRIS BOWERS

É uma biografia não-autorizada do campeoníssimo suíço. Lançada em 2015, relata alguns momentos bem interessantes da relação de Federer com o ténis na sua juventude. Algumas das suas aparições na Taça Davis, quando ainda era muito jovem, também são relatadas ao pormenor.

RAFA: A MINHA HISTÓRIA

Esta biografia de Rafael Nadal já saiu em 2011, mas continua a ser a melhor sobre o tenista maiorquino. Fala dos momentos mais marcantes da sua carreira até aos 25 anos, tempo suficiente para conseguir colocar em causa o domínio de Roger Federer, até então o absoluto Rei do circuito mundial. O livro conta muitas histórias da época de 2010, uma das melhores da carreira do espanhol, em que conseguiu vencer Roland Garros, Wimbledon e US Open.

rafa

THE QUEST – NOVAK DJOKOVIC

A jornalista francesa Carole Bouchard escreveu em 2016 sobre a conquista de Novak Djokovic em Roland Garros. O sérvio completou então o Grand Slam de carreira, que já perseguia há alguns anos, naquele que é provavelmente o momento mais importante da sua carreira. O livro inclui uma entrevista longe do tenista de Belgrado sobre esse importante momento.

quest

UMA BIOGRAFIA GRÁFICA DE SERENA WILLIAMS

É um tipo de trabalho diferente… e mais recente. Nesta inovadora biografia ilustrada, o ténis de Serena Williams é explorado como nunca havia sido antes: há gráficos impressionantes que ilustram os seus padrões de serviço e a sua potência bem famosa…

serena

WINNING UGLY – BRAD GILBERT

Brad Gilbert, ex-treinador de Andre Agassi, Andy Roddick e atual comentador televisivo, foi um profissional sem muito talento nos seus tempos de jogador. Mas… foi número 4 do mundo e um top 10 consistente. Um tenista muito inteligente, Gilbert partilha neste livro várias dicas úteis de como analisar um jogo de ténis, tanto para amadores como para profissionais. Vale a pena ler.

brad

IMPARÁVEL, A MINHA VIDA ATÉ AGORA – MARIA SHARAPOVA

Muito mais que mais uma mulher bonita, Maria Sharapova consolidou-se como uma das melhores tenistas de sempre: ganhou cinco Grand Slams — todos pelo menos um vez –, foi vice-campeã olímpica mas passou também por muitas dificuldades: lesões graves, algumas polémica e, claro, a suspensão por doping. Neste livro polémico, Serena Williams e Grigor Dimitrov são alguns dos nomes mencionados em várias das páginas.

NADAL & FEDERER

Lançado em 2017 por dois jornalistas espanhóis — Rafael Plaza e António Arenas — é o melhor livro sobre uma das rivalidades mais bonitas da história do desporto e não apenas do ténis. Sem esquecer o primeiro encontro em 2004 e a épica final de Wimbledon em 2008, o livro incide mais sobre a temporada de 2017, em que os dois voltaram a dominar o panorama do ténis mundial quando já ninguém esperava. O primeiro encontro de pares lado a lado, na Laver Cup 2017, foi a cereja no topo do bolo!

nadalfederer

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com