This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Em tempo de quarentena, leia: os 10 melhores livros sobre ténis
O tempo é de desafios: o desporto está parado, o ténis também e todos estamos aconselhados a evitar contactos sociais excessivos. E é por isso que temos de encontrar boas formas de aproveitar o tempo extra que agora passamos em casa. É verdade que não há ténis em direto para ver, mas há muitas coisas relacionadas com a modalidade que podemos fazer, para além… de ler o Bola Amarela, pois claro!
Decidimos fazer uma lista de 10 livros sobre ténis para ler nos próximos dias. Já sabe, se puder, compre online e evite sair de casa e rumar até livrarias que possam ter muita gente nas filas. Deixamos-lhe a nossa lista, por ordem perfeitamente aleatória:
GUGA, UM BRASILEIRO
— Parece-nos bem começar com a autobiografia do melhor tenista brasileiro da história. A carreira de Gustavo Kuerten dá de facto um livro e é bom ficar a conhecê-lo melhor. Nesta obra, Guga relata todas as dificuldades que passou desde a infância, com tragédias familiares, e como o apoio da família e do seu treinador Larri Passos o ajudaram a conquistar Roland Garros… por três vezes.
AGASSI, OPEN – AUTOBIOGRAFIA
É porventura o livro mais polémico da história do ténis. Poucas autobigrafias de desportistas terão, aliás, tido tanta repercussão mediática como esta. A honestidade — para muitos até demais — como fala de alguns assuntos deixam os leitores agarrados a cada página. Agassi relembra treinos exaustivos na infância, a relação conturbada com o pai, as sensações de vencer os títulos de Grand Slam e seus embates com Pete Sampras. E, claro, revelou que não gostava de ténis quando era jogador profissional.
PETE SAMPRAS, MENTE DE CAMPEÃO
Mais uma autobiografia, desta feita de outro dos maiores campeões da história. Menos polémica do que a de Agassi, Sampras conta sua história e relação com o ténis. Fala de sua transição da esquerda a duas mãos para de uma mão e relatas as suas lutas, principalmente quando seu técnico Tim Gullikson foi diagnosticado com cancro no cérebro. Dá para entrar na cabeça de alguém que era difícil de se dar a conhecer.
FEDERER, de CHRIS BOWERS
É uma biografia não-autorizada do campeoníssimo suíço. Lançada em 2015, relata alguns momentos bem interessantes da relação de Federer com o ténis na sua juventude. Algumas das suas aparições na Taça Davis, quando ainda era muito jovem, também são relatadas ao pormenor.
RAFA: A MINHA HISTÓRIA
Esta biografia de Rafael Nadal já saiu em 2011, mas continua a ser a melhor sobre o tenista maiorquino. Fala dos momentos mais marcantes da sua carreira até aos 25 anos, tempo suficiente para conseguir colocar em causa o domínio de Roger Federer, até então o absoluto Rei do circuito mundial. O livro conta muitas histórias da época de 2010, uma das melhores da carreira do espanhol, em que conseguiu vencer Roland Garros, Wimbledon e US Open.
THE QUEST – NOVAK DJOKOVIC
A jornalista francesa Carole Bouchard escreveu em 2016 sobre a conquista de Novak Djokovic em Roland Garros. O sérvio completou então o Grand Slam de carreira, que já perseguia há alguns anos, naquele que é provavelmente o momento mais importante da sua carreira. O livro inclui uma entrevista longe do tenista de Belgrado sobre esse importante momento.
UMA BIOGRAFIA GRÁFICA DE SERENA WILLIAMS
É um tipo de trabalho diferente… e mais recente. Nesta inovadora biografia ilustrada, o ténis de Serena Williams é explorado como nunca havia sido antes: há gráficos impressionantes que ilustram os seus padrões de serviço e a sua potência bem famosa…
WINNING UGLY – BRAD GILBERT
Brad Gilbert, ex-treinador de Andre Agassi, Andy Roddick e atual comentador televisivo, foi um profissional sem muito talento nos seus tempos de jogador. Mas… foi número 4 do mundo e um top 10 consistente. Um tenista muito inteligente, Gilbert partilha neste livro várias dicas úteis de como analisar um jogo de ténis, tanto para amadores como para profissionais. Vale a pena ler.
IMPARÁVEL, A MINHA VIDA ATÉ AGORA – MARIA SHARAPOVA
Muito mais que mais uma mulher bonita, Maria Sharapova consolidou-se como uma das melhores tenistas de sempre: ganhou cinco Grand Slams — todos pelo menos um vez –, foi vice-campeã olímpica mas passou também por muitas dificuldades: lesões graves, algumas polémica e, claro, a suspensão por doping. Neste livro polémico, Serena Williams e Grigor Dimitrov são alguns dos nomes mencionados em várias das páginas.
NADAL & FEDERER
Lançado em 2017 por dois jornalistas espanhóis — Rafael Plaza e António Arenas — é o melhor livro sobre uma das rivalidades mais bonitas da história do desporto e não apenas do ténis. Sem esquecer o primeiro encontro em 2004 e a épica final de Wimbledon em 2008, o livro incide mais sobre a temporada de 2017, em que os dois voltaram a dominar o panorama do ténis mundial quando já ninguém esperava. O primeiro encontro de pares lado a lado, na Laver Cup 2017, foi a cereja no topo do bolo!
- Categorias:
- Fora de Linhas