Em jogo de três horas, Bia Haddad desperdiça 6-3 e 3-1 e cai na estreia do WTA de Pequim

Em jogo de três horas, Bia Haddad desperdiça 6-3 e 3-1 e cai na estreia do WTA de Pequim

Por Marcela Linhares - outubro 1, 2023
Bia Haddad Maia
Divulgação/China Open

Depois de ficar afastada do circuito por cerca de duas semanas, Bia Haddad Maia cai na estreia do WTA 1000 de Pequim. Jasmine Paolini, 37 da WTA, passou pela brasileira, 15ª cabeça de chave, por 3-6, 6-4 e 6-4. Com o triunfo, a italiana anotou sua terceira vitória contra tenistas do top 20 em 2023. Anteriormente, Paolini venceu Daria Kasatkina em Palermo e Madison Keys em Montreal. Vai enfrentar a tenista da casa Yue Yuan na segunda rodada – que surpreendeu ao vencer Elise Mertens na estreia.

O primeiro set foi bem complicado para as tenistas em seus respectivos games de serviço. Para se ter ideia, os sete primeiros games foram todos de quebra de serviço. No oitavo, Bia ainda saiu de 15-40 e salvou mais um break point para enfim conseguir confirmar o saque e abrir 5-3. Pressionando mais uma vez a italiana, Bia conseguiu mais uma quebra e fechou a parcial em 6-3 na quinta oportunidade.

Dado que mostra a dificuldade de confirmação de saque na parcial inaugural é o fato de nenhuma das duas tenistas ter conseguido vencer mais de 50% dos pontos com os dois saques.

Diferente do cenário do set inicial, a tenista italiana conseguiu confirmar um game de serviço pela primeira vez no início da segunda parcial. Bia foi a primeira a conquistar uma oportunidade de quebra no quarto game ao abrir 3-1, mas perdeu a vantagem logo na sequência. Com Paolini mais firme, a italiana venceu quatro dos cinco games seguintes e ficou na frente no placar pela primeira vez. Seguindo o bom momento, a número 37 salvou dois break points e aproveitou a segunda chance para fechar em 6-4 e forçar o terceiro e último set.

Começando o terceiro set em alta, Paolini venceu 19 dos primeiros 26 pontos para abrir 4-0 no marcador. No meio do terceiro game, foi possível ver Bia frustrada e chorando em quadra. Mais sólida, a brasileira enfim conseguiu confirmar o serviço no quinto game. Aproveitando o momento, a paulista conseguiu uma brecha e, novamente confirmando na sequência, anotou o terceiro game consecutivo e diminuiu a desvantagem.

Se mantendo resiliente, Bia conquistou mais um game e empatou o marcador no último set pela primeira vez em 4-4. A brasileira chegou a abrir 30-0 em seu game de saque, mas viu a italiana vencer os quatro pontos seguintes para conseguir mais uma oportunidade e sacar para o jogo na sequência. Salvando break point, Paolini fechou em 6-4 após um erro não forçado de forehand de Haddad Maia.

A brasileira ainda está presente na chave de duplas em categoria que vai disputar ao lado de Veronika Kudermetova – que vem de bom momento após ter sido campeã do WTA de Tóquio neste final de semana.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.