Elise Mertens derrota Buzarnescu (e a chuva) para defender o título em Hobart
Não foi uma semana fácil em Hobart, com a chuva a aparecer aqui e ali ao longo da semana. Como tal, foi também a chuva que acabou por prolongar a final de Hobart por mais tempo do que o desejado, mas Elise Mertens acabou por prevalecer e defender o título conquistado no ano passado, desta vez frente à romena Mihaela Buzarnescu. Os parciais de 6-1, 4-6 e 6-3 ditaram a vitória da número 36 do mundo.
Com um bom ténis exibido de parte a parte, a primeira partida foi totalmente dominada por Mertens do princípio ao fim. A jogadora belga impediu que a adversária vencesse qualquer jogo de serviço e caminhou a passos largos para a conquista do seu segundo título a nível profissional, mas acabou por ter as voltas trocadas na segunda partida.
Buzarnescu, número 57 do mundo, manteve a consistência ao longo de todo o segundo set e aproveitou um momento de distração da oponente para roubar um jogo de serviço que a colocou em posição de servir para forçar uma terceira partida, o que acabou por acontecer.
Mertens foi a primeira a descolar do marcador ao fazer o 4-1, depois de salvar um ponto de break, mas a chuva apareceu quando a belga estava apenas a um par de pontos de selar a vitória., isto depois de ter já tido dois match points.
Cerca de uma hora depois, Mertens e Buzarnescu voltaram ao court mas não por muito tempo. A jovem de 22 fechou o jogo de serviço e levou os braços ao ar em jeito de celebração ao fim de 2h30 de encontro dipsutado.
.@elise_mertens survives Buzarnescu, 6-1, 4-6, 6-3!
Wins second @HobartTennis title! pic.twitter.com/UoRLoIA7QA
— WTA (@WTA) 13 de janeiro de 2018
O título não vai impedir Mertens de descer uma posição no ranking na próxima segunda-feira, uma situação diferente da de Buzarnescu, que vai ascender 13 lugares para o 44.º lugar.