Edwin Su: o conceituado cirurgião que acredita ser possível salvar Andy Murray
Andy Murray, que recentemente anunciou o final da carreira já para o final desta temporada, ainda não decidiu se vai ou não ser novamente operado à anca. Ainda assim, o médico Edwin Su, conceituado cirurgião e que operou, por exemplo, Bob Bryan à anca no ano passado, acredita que pode salvar o escocês.
Numa entrevista ao Daily Mail, Su explicou o seu ponto de vista. “Creio que uma nova anca ajudava. Não sente dor. Na maioria das vezes, os pacientes dizem que mal acordam da operação, a dor já não existe. É realmente milagroso”, confessou o especialista.
Su refere, contudo, que há sempre o risco de não voltar a competir. “Como em qualquer procedimento médico, não existem garantias totais de que o desportista volta à competição, mas considerando que o Andy conseguiu competir com a anca naquele estado, imagino que com uma nova, tudo poderia funcionar melhor. Penso que podia voltar ao mais alto nível. A pergunta que se faz é se esse nível de atividade poderia afetar a longevidade. Segundo a nossa experiência, não afetaria”, revelou.
O cirurgião deu mesmo o exemplo de outros desportistas. “Sigo ténis e sou fã do Murray desde há muito tempo. Em singulares é mais complicado que em pares. É um território desconhecido. Ninguém passou por essa operação e regressou em singulares, o que requeria uma maior resistência do músculo mas se nos basearmos em operações que fiz a jogadores de hóquei ou basquetebol, que também se mexem muito, creio que poderia fazer”, concluiu Edwin Su que já realizou mais de 10 mil operações ao longo da carreira.