Edmund viveu um autêntico calvário mas está de volta: «Sentia que me estavam a roubar a carreira»

Edmund viveu um autêntico calvário mas está de volta: «Sentia que me estavam a roubar a carreira»

Por Nuno Chaves - janeiro 3, 2023

Kyle Edmund era um nome consolidado no top 30 mundial, no entanto, desde que foi operado ao joelho esquerdo em 2019 que as coisas mudaram por completo.

O britânico esteve fora do circuito durante quase dois anos e voltou agora para a temporada de 2023, fora do top 500, onde espera que tudo seja diferente – já tinha feito alguns torneios na fase final de 2022.

Edmund até perdeu na estreia do ATP 250 de Adelaide frente a Jannik Sinner, no entanto, a felicidade em voltar a fazer o que mais gosta acabou por ser mais importante.

Até porque o cenário de retirada esteve perto de surgir. Havia mesmo quem achasse que tinha deixado o ténis, tal como revelou numa entrevista ao Daily Mail. “Em 2021, estava num supermercado. Uma mulher veio ter comigo a perguntar se era o Kyle Edmund, o jogador de ténis. Disse-lhe que sim e ela disse-me que pensava que eu estava retirado. Foi algo que me impactou e que me recordou a quantidade de tempo que estava fora dos courts. Foi muito educada, nem me chateei, simplesmente ensinou-me qual é a realidade. Foi em torno dos momentos em que fui ao fundo, sentando em casa a pensar no que ia acontecer”, admitiu.

E será que Edmund tem um objetivo para 2023. “Tenho de ser inteligente na hora de ver a carga que coloco no meu joelho. Duvido muito que volte a jogar 30 torneios por ano mas estou satisfeito com a situação do joelho, neste momento. Quando via ténis, frente a tanto público, sentia muito longe, agora é algo que sinto mais perto. O ténis não te dá nada e espero que consiga ter um nível suficientemente bom para ganhar aos melhores, como fiz quando estava no top 20”, admitiu o tenista de 27 anos.

“A lesão deu-me uma nova perspetiva de vida. Não diria que antes era desagradecido mas quando sentes que te estão a roubar a tua carreira é quando aprecias o feito de seres desportista. Durante este tempo interessei-me por fotografia, comprei uma câmara e comecei a tirar fotografias e a editá-las”, concluiu.

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.