Eala choca Swiatek e tomba mais uma campeã de Slam rumo às semis em Miami

Eala choca Swiatek e tomba mais uma campeã de Slam rumo às semis em Miami

Por Pedro Gonçalo Pinto - março 26, 2025

Senhoras e senhores, Alexandra Eala! Receber um wildcard para um WTA 1000 e derrotar uma campeã do Grand Slam em dois sets já seria notável para uma menina de 19 anos, número 140 do mundo. Mas multiplique isso por três. E, desta forma, a talentosa filipina está nas semifinais do Miami Open depois de deixar tudo e todos em choque com um inacreditável triunfo sobre Iga Swiatek.

Formada na Academia Rafa Nadal — Toni Nadal esteve nas arquibancadas em Miami –, Eala derrubou a número 2 do ranking mundial com parciais de 6-2 e 7-5, mostrando uma frieza tremenda para evitar a virada que, a certa altura, parecia inevitável.

Swiatek saiu de 0-2 da segunda parcial para 4-2 e a ordem parecia estar resposta. Mas nada disso. A filipina fez o 4-4, sofreu a quebra para 5-4 e aí, sim, o terceiro set estava quase garantido… Mas não. A jovem aproveitou os muitos erros de Swiatek, agigantou-se e disparou para finalizar o jogo com 7-5.

Sem acreditar no que tinha conseguido, Eala quase nem conseguiu reagir a esta vitória monumental, depois de também ter batido Jelena Ostapenko Madison Keys em duas parciais. Agora continua a sonhar e vai enfrentar Emma Raducanu ou Jessica Pegula nas semifinais, sendo que a entrada no top 100 está garantida, com um salto para o 75º posto — por agora.

Leia também:

– Ivanisevic quebra o silêncio sobre Rybakina: “Não queria fazer parte daquilo”
– Medvedev ‘paranoico’ com suplementos: “O cenário atual me assusta”
– [VÍDEO] Korda protagoniza bonito momento de fair play contra Monfils em Miami

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt