Duarte Vale VICE-CAMPEÃO do Australian Open 2017
Duarte Vale, de 18 anos, e o seu parceiro e amigo neozelandês Finn Reynolds ficaram esta sexta-feira muito perto do primeiro título do Grand Slam para ambos, ao terminarem a prova de pares juniores do Australian Open 2017 como vice-campeões. Para Vale, é o melhor resultado da sua carreira num torneio desta importância, ficando à beira de se tornar no segundo campeão do Grand Slam da história do ténis português, depois de Frederico Silva no US Open 2012 e em Roland Garros 2013, também em pares juniores.
Numa muito equilibrada final, Vale e Reynolds acabaram derrotados por Yu Hsiou Hsu, do Taipé, e Lingxi Zhao, da China, por 6-7(8), 6-4 e [10-5], num encontro que foi transferido de última hora para o Court 5 de Melbourne Park, mas que contou com muitas pessoas nas bancadas, a torcerem por ambas as duplas.
Apesar da derrota, Duarte Vale sai de Melbourne com muitos pontos para o ranking mundial de juniores – que é combinado entre singulares e pares – vai, ao que tudo indica, entrar no top 10 pela primeira vez na carreira.