VAMOS! Duarte Vale em grande na segunda ronda de Roland Garros
Pela primeira vez na sua carreira, Duarte Vale ultrapassou um ronda em Roland Garros, o segundo torneio do Grand Slam da temporada. Depois de uma boa prestação no Open da Austrália, onde chegou à terceira fase, o jovem natural de Cascais teve de suar bastante para eliminar o norte-americano Patrick Kypson, conseguindo o triunfo pelos parciais de 6-2, 0-6 e 6-3 ao cabo de 1h30.
Depois de um primeira partida bem disputada por parte do 16º cabeça-de-série, onde Duarte Vale cedeu apenas três pontos com o primeiro serviço, foi o seu adversário, de 17 anos, quem elevou bastante o nível de jogo no segundo set e não deu grande espaço ao português para fazer o seu jogo. O derradeiro set começou de forma favorável a Vale, que teve um break logo a abrir, mas Kypson chegou ainda a igualar o marcador, demonstrando alguma resistência frente ao teórico favorito à vitória.
A resposta por parte do número 18 da hierarquia mundial de juniores não se fez esperar. Vale roubou o jogo de serviço seguinte ao oponente e manteve a vantagem até ao fim do encontro, com novo break no jogo final, chegando assim à segunda ronda de Roland Garros naquela que é a sua segunda participação na prova gaulesa.
Na próxima ronda, Vale vai encontrar o vencedor do encontro entre Constantin Bittoun Kouzmine, jogador da casa, e o checo Tomas Machac.