This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Domínio português nas finais de pares do BANC Beloura Junior Open
Esta quinta-feira viveram-se as primeiras grandes decisões do BANC Beloura Junior Open. As finais de pares femininos e masculinos ficaram marcadas pelo domínio português.
Numa final totalmente portuguesa, Carolina Cardoso e Maria Inês Fonte foram as finalistas vencedoras de pares femininos ao derrotar por 2-0 Rita Pinto e Rebeca Silva. Carolina e Maria Inês tinham vencido a dupla Rita e Rebeca há uma semana no Parque Nascente Cup, no Porto, mas sabiam que as adversárias encontravam-se mais fortes no BANC Beloura Junior Open.
Carolina Cardoso e Maria Inês Fonte não se intimidaram e começaram desde logo a ganhar, terminando o primeiro set com o parcial de 6-3. O nível de motivação continuava alto até que a meio do segundo set as dificuldades começaram a surgir e o resultado final ficou em 7-5. O encontro só foi decidido em super tie-break, por 10-12, com a vitória a sorrir a Carolina Cardoso e Maria Inês Fonte. Carolina Cardoso sublinhou no final que a estratégia de jogo passou pela parte psicológica. “Sabíamos que para fazer a diferença era preciso cabeça e atitude. É muito bom conseguir um título num torneio deste nível.”
No duelo de pares masculinos deste torneio de nível 1 houve um embate luso-húngaro. A dupla portuguesa Martim Leote Prata e Tomás Soares bateu os húngaros Peter Makk e Peter Sallay. Apesar de terem entrado muito bem no encontro, vencendo o primeiro set com o parcial 6-0, os portugueses não tiveram uma tarefa fácil no segundo set.
Os húngaros nunca perderam a esperança e começaram a dar a volta ao marcador, terminando a vencer por 7-5. A decisão foi guardada para o super tie-break, com o resultado final a fixar-se em 10-4 para os portugueses. Tomás Soares confessou no final que apesar de não terem jogado bem no segundo set, sabe sempre bem o triunfo. “Arranjámos sempre uma solução e conseguimos chegar à vitória no final. Viemos para cá com esse objetivo.”
Além das finais de pares, o dia de competição no BANC Beloura Junior Open foi preenchido com as semifinais de singulares. Lúcia Quitério apurou-se para a final depois de bater a amiga Rita Pinto. Com o primeiro set a não correr como tinha planeado, Lúcia Quitério focou-se na estratégia de jogo e conseguiu, a partir daí, ser sempre superior a Rita Pinto, terminando com os parciais de 2-6, 6-3 e 6-3.
Na final, Lúcia Quitério vai encontrar a húngara Reka Zadori, número dois do torneio, depois desta ter eliminado a moldava Mariami Akhalaia. Zadori entrou muito forte no jogo, não deu hipóteses à adversária e conseguiu terminar o primeiro set com o parcial 6-0. O segundo set foi apenas decidido em tie-break, com vantagem para Reka Zadori, por 7-5.
No lado masculino, o primeiro jogo do dia opôs dois húngaros, o número dois do torneiro Daniel Khin e Peter Makk. Com o primeiro set muito equilibrado, a vantagem foi para Peter Makk por 4-6. Daniel Khin não perdeu a esperança e mostrou porque é uma das grandes esperanças da modalidade a nível internacional. Foi sempre superior e fixou o resultou dos dois últimos sets com os parciais 6-4 e 6-3.
Terminado o jogo, Daneil Khin confessava estar assustado por defrontar na final o português Martim Leote Prata, que venceu a outra semifinal de singulares masculinos, frente ao amigo Tomás Soares. Apesar de jogarem juntos a final de pares masculinos, estes dois jovens deixaram a amizade de lado e protagonizaram um verdadeiro espetáculo de ténis. No final do primeiro set com o parcial 7-6 era notório o equilíbrio de forças entre os dois jogadores. No segundo set, Martim Leote Prata foi mais forte e deu por terminada esta semifinal com o parcial 6-2.
Esta sexta-feira, dia 16 de setembro, acontecem os derradeiros jogos do BANC Beloura Junior Open. A Beloura Tennis Academy recebe a final de singulares femininos às 11h00 e às 12h30 está marcada a final de singulares masculinos.
Foto: © Nuno Alexandre I www.sourcebox.pt
- Categorias:
- Juniores