Dominic Thiem no caminho de João Sousa em Marselha
Depois de participações nos torneios de Montpellier e Roterdão, João Sousa vai concluir durante esta semana a série de três provas consecutivas disputadas em recinto coberto. O vimaranense, número um português e atual 46.º colocado do ranking mundial, está inscrito no Open 13, torneio ATP 250 francês realizado em Marselha, e já sabe quem vai defrontar na primeira eliminatória.
Sousa, semifinalista em Montpellier há cerca de duas semanas, terá pela frente na ronda inaugural o jovem promissor Dominic Thiem, austríaco de 21 anos e número 47 da hierarquia mundial. Os dois jogadores já mediram forças no Open da Austrália, na edição de 2014, com Thiem a superiorizar-se em quatro partidas num embate alusivo à primeira ronda em Melbourne Park.
Em caso de vitória na eliminatória inaugural, João Sousa encontra o vencedor do confronto entre dois “velhos conhecidos” – o belga David Goffin, sexto pré-designado do evento, e o polaco Jerzy Janowicz, com quem cedeu nas meias-finais em Montpellier.
O espanhol Roberto Bautista Agut, possível adversário de Sousa nos quartos-de-final, o gaulês Gael Monfils, sétimo cabeça-de-série, e o canadiano Milos Raonic, cabeça-de-cartaz do torneio, estão igualmente na metade superior do quadro. Stan Wawrinka, Ernests Gulbis, Gilles Simon e Lukas Rosol completam o lote de pré-designados em Marselha.