Djokovic apoia mudança de formato da Taça Davis mas prefere um Campeonato do Mundo
Em 2010, a conquista da Taça Davis mudou por completo o rumo da carreira de Novak Djokovic. A partir desse momento, o sérvio deu um enorme salto qualitativo de confiança, partindo para uma temporada de 2011 que foi a primeira em que verdadeiramente dominou o circuito.
O número um mundial não é, no entanto, o maior fã do formato da competição. “Isto tem de mudar, não tenho qualquer dúvida. Em pelo menos metade dos anos desta última década, as principais figuras do circuito não jogaram a Davis porque o calendário é horrível.”
Djokovic reagiu à ideia do novo presidente da ITF, David Haggerty, que quer transformar as últimas duas rondas da prova numa final-4. “A mim sinceramente atrai-me mais o formato de campeonato do Mundo. Acho que deveria haver quatro grupos com quatro seleções e depois fazia-se uma Final-4 num país neutro. É claro que isso não agrada a todos porque algumas Federações têm grandes receitas com as eliminatórias em casa”.
A Sérvia inicia a sua participação na Taça Davis 2016 diante do Cazaquistão, em Belgrado. Novak Djokovic deverá marcar presença.