Desolado, Nadal explica desistência: «Há coisas perigosas que podem acabar com a minha carreira»

Desolado, Nadal explica desistência: «Há coisas perigosas que podem acabar com a minha carreira»

Por Nuno Chaves - julho 7, 2022
epa10057655 A handout photo made available by AELTC of Rafael Nadal of Spain (R) during a press conference as he announces that he is withdrawing from the men’s singles semi final at the Wimbledon Championships 2022, Wimbledon, Britain, 07 July 2022. EPA/JOE TOTH / AELTC HANDOUT HANDOUT EDITORIAL USE ONLY/NO SALES HANDOUT EDITORIAL USE ONLY/NO SALES

Rafa Nadal deu uma conferência de imprensa de última hora para anunciar o seu abandono de Wimbledon, depois de se ter lesionado frente a Taylor Fritz, nos quartos de final de Wimbledon. Sem surpresas, o espanhol, que falha o tão aguardado duelo com Nick Kyrgios, surgiu desolado perante os vários jornalistas que enchiam a sala.

DESISTE DE WIMBLEDON

Sofri uma rotura abdominal. Algo não estava bem, como disse ontem e confirmaram-me que há uma rotura. Estive o dia todo a pensar qual a decisão a tomar e creio que não faz sentido continuar a forçar por causa das dores que sinto. É óbvio que se não parar a lesão pode piorar. É muito triste ter que vos dizer isso.

MOTIVOS QUE O LEVAM A DESISTIR

Decidi isto porque não creio que possa ganhar encontros assim. Não é só não conseguir servir à velocidade adequada, também não tenho um movimento normal. Não me imagino a ganhar dois encontros assim. Não quero ir para o court sem ser competitivo, por respeito a mim mesmo e para não piorar ainda mais. Vi a minha carreira muito mal há uns dias pelas dores no pé e há coisas perigosas que podem acabar com a minha carreira desportiva. Como sempre disse, o mais importante é a minha felicidade. Coloquei muito esforço para estar aqui mas não posso arriscar estar muito tempo fora. É muito duro para mim. Estou muito triste por esta decisão.

POR QUE NÃO SE RETIROU CONTRA TAYLOR FRITZ

Não queria fazê-lo no meio de uns quartos de final. Ganhei o encontro e encontrei uma forma de o acabar, algo que me orgulha. Analisando a lesão tomei esta decisão a pensar na minha saúde e no meu futuro.

QUANTO TEMPO FORA

O tempo de baixa será de duas a três semanas, creio. O normal é que dentro de uma semana já possa treinar. Espero conseguir chegar ao calendário que tenho marcado para o resto do verão. Estava há uma semana assim. As coisas estavam mais ou menos controladas mas ontem foi o pior dia. Fiz testes para ver como evoluíam as coisas mas o que tinha tornou-se maior.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//bolamarela.pt/oficial-nadal-desiste-de-wimbledon-e-kyrgios-esta-na-final/

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.