Del Potro regressa aos títulos em Estocolmo e ao top-50 no ranking
Sabia-se que era uma questão de tempo até regressar aos títulos e, sem querer adiar mais o inevitável, Juan Martin Del Potro sagrou-se este domingo campeão do ATP 250 de Estocolmo. O argentino de 28 anos derrotou o norte-americano Jack Sock por 7-5 e 6-1 para conquistar o seu primeiro troféu desde janeiro de 2014 (Sydney).
Depois de um início de encontro muito disputado, com os dois jogadores a mostrarem toda a qualidade do seu serviço, Sock não conseguiu manter a consistência no saque e Del Potro aproveitou os segundos serviços do número 23 mundial para chegar à quebra e fechar a primeira partida.
O norte-americano foi assistido ao braço direito de seguida, mas o seu saque não melhorou e a “Torre de Tandil” avançou com passo decidido para o 19.º título da carreira. Um triunfo que vai ter consequências no ranking ATP já esta segunda-feira. Del Potro, que no início do ano era número 590 mundial, vai deixar a 63.ª posição da hierarquia para passar a ocupar a 42.ª.
É o regresso do vice-campeão olímpico ao top-50, depois de o ter abandonado em outubro de 2014. Quanto a Sock, que liderava o confronto por 1-0 com o argentino continua sem vencer qualquer título em 2016, depois das finais em Auckland, Nova Zelândia, e Houston, nos EUA.
“Sinto-me fantástico. Estou tão feliz por vencer outro título depois de três cirurgias ao meu pulso esuquerdo”, disse um radiante Del Potro durante a cerimónia de entrega de prémios. “Estive muito perto de desistir de jogar ténis no ano passado, em dezembro, e agora agora tenho um troféu, é maravilhoso”.