De Odessa para o Mundo: Yastremska é semifinalista do Australian Open

De Odessa para o Mundo: Yastremska é semifinalista do Australian Open

Por José Morgado - janeiro 24, 2024
yas

Dayana Yastremska, jogadora que nasceu em Odessa (uma das cidades mais bombardeada pela Rússia durante a invasão que começou em 2022) há 23 anos, escreveu nesta quarta-feira mais uma página de história para a sua carreira ao se classificar para semifinal do Australian Open, numa caminhada totalmente inesperada que começou… no qualificatório! A atual 95ª da WTA mas ex-top 30 mundial, que vai retornar a essa elite depois deste torneio, é a primeira qualifier desde 1978 a chegar tão longe no primeiro Grand Slam da temporada e está agora a dois triunfos de igualar a proeza de Emma Raducanu, que foi campeã do US Open em 2021 vinda do qualificatório, feito inédito na história da modalidade.

A talentosa tenista ucraniana derrotou nas quartas de final do Australian Open a tcheca Linda Noskova, número 50 da WTA, por 6-3 e 6-4, num duelo decidido com uma quebra em cada set e no qual Yastresmka foi sempre mais forte quando realmente importou. Ao todo disparou 19 winners contra apenas 6 (!) da sua adversária.

Yastremska espera pela vencedora do jogo entre a chinesa Zheng Qinwen e a russa Anna Kalinskaya na semifinal, que vai ser realizada já nesta quinta-feira.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt