Davis Cup Finals arrancam esta terça-feira: quem joga e onde?

Davis Cup Finals arrancam esta terça-feira: quem joga e onde?

Por José Morgado - setembro 12, 2023

Arrancam esta terça-feira as Davis Cup Finals, com a fase de grupos dividida em quatro cidades. 16 seleções vão tentar apurar-se para os quartos-de-final, que se disputam depois em Málaga durante o mês de novembro, e são várias as estrelas presentes e espalhadas um pouco por toda a Europa.

GRUPO A, em Bolonha (Itália)

Os campeões Canadá não contam com Felix Auger-Aliassime e esperam poder contar com Denis Shapovalov, que não joga deste Wimbledon. A jogar em casa, os italianos não contam nem com Jannik Sinner, nem com Matteo Berrettini, mas são ainda assim os favoritos a seguir em frente neste grupo, que conta ainda com Chile e Suécia.

GRUPO B, em Manchester (Grã-Bretanha)

O grupo B é o mais equilibrado de todos, tendo em conta a composição das equipas. Os britânicos, a atuar em casa, têm a equipa teoricamente mais forte, mas Stan Wawrinka sonha conduzir a Suíça a um segundo título, mesmo tendo de defrontar as fortes seleções da Austrália, França e Grã-Bretanha.

GRUPO C, em Valência (Espanha)

Sem o lesionado Rafael Nadal e o cansado Carlos Alcaraz, a Espanha terá mais dificuldades do que seria suposto no Grupo que também conta com a sérvia de Novak Djokovic. O líder mundial não deverá atuar antes de sexta-feira, quando a sua seleção defrontar precisamente a Espanha.

GRUPO D, em Split (Croácia)

Os croatas não contam com Marin Cilic e Borna Coric e por isso espera-se que tenham muitos problemas para seguir em frente, num grupo em que norte-americanos e neerlandeses são favoritos.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com