Conselheiro Gastão Elias dá dicas a Kiko e Domingues
Com 26 anos, está ainda longe de dar um fim a esta vida de nómada que leva desde tenra idade, mas Gastão Elias talvez se aperceba de que já não vai para novo quando se vê se obrigado a juntar às suas funções de jogador as de conselheiro técnico dos seus compatriotas mais jovens.
“No final da semana, uma percentagem do prize money vem para mim”, brincou o jogador da Lourinhã, quando questionado se Frederico Silva e João Domingues o tinham sondado em busca de conhecimentos sobre os seus adversários: Dennis Istomin e Kyle Edmund, respetivamente.
“Já falei com os dois. Incentivei-os. Dei-lhes uns toquezitos. Em relação ao Istomin, consegui dizer ao ‘Kiko’ quais são os seus pontos fracos. Lembro-me de jogar com ele, e vi que havia algumas coisas em que ele tinha mais dificuldades. Em relação ao Kyle Edmund, falei com o Domingues de outra maneira, disse-lhe quais eram os pontos fortes, porque fracos não encontrei. Ao Domingues disse ‘não faças isto’ e ao Fred disse ‘faz isto’“, revelou.
Enquanto Domingues joga apenas esta terça-feira, ‘Kiko’ despachou o assunto na jornada de hoje, conquistando a melhor vitória da carreira. Um feito que não surpreendeu o ‘mentor’ Elias. “Disse-lhe que não havia forma de ele perder o jogo de hoje. Sinceramente, achava que o Fred tinha grandes hipóteses de vencer”.
A esperança mantém-se para o encontro do jogador de Oliveira de Azeméis, confessa. “Acredito que o Kyle joga melhor em piso rápido. E o Domingues, com o apoio do público, com duas vitórias e com a confiança com que está, porque não fazer uma surpresa?#8221;.
Elias derrotou Istomin em 2013, no Jamor, a caminho dos quartos-de-final, e defrontou já este ano Edmund, em Indian Wells, tendo cedido em duas partidas.