"Conquistador" Sousa não resiste a "Mega" Dominic Thiem
De cabeça bem levantada! João Sousa escreveu esta semana em Umag mais uma página na história do ténis português, mas não conseguiu dar um final feliz à última página, saindo do tradicional evento croata com o digno troféu de vice-campeão. O melhor tenista português de sempre, que entrou na semana na 51.ª posição do ranking, não resistiu ao austríaco Dominic Thiem, número 26 do ranking mundial, que atuou em verdadeiro estado de graça, acabando por não dar grandes hipóteses ao vimaranense.
Popular nas redes sociais, onde partilha diariamente com os fãs as suas aventuras, Thiem é conhecido pela utilização quase abusiva da palavra “mega”, mas ela aplica-se na perfeição à exibição que lhe deu a vitória por claros 6-4 e 6-1, em apenas 61 minutos. A coqueluche do ténis austríaco disparou 26 winners contra apenas 11 erros não forçados, perdendo apenas três pontos no serviço nos 7 jogos que o conduziram à vantagem de 6-4 e 5-0, jogo em que acabou… quebrado.
A final, que contou com a presença ilustre de Novak Djokovic nas bancadas, até começou equilibrada, com João Sousa a conseguir jogar ao nível do austríaco, impondo a qualidade da sua direita, mas Dominic Thiem fez a diferença a partir do sétimo jogo do primeiro set, quando disparou um passing shot de esquerda de cortar a respiração, que marcou o ponto de viragem na partida.
A partir desse momento, Thiem descolocou de Sousa: no resultado, em confiança, em ritmo e em potência. O guerreiro de Guimarães lutou muito, tentou cerrar os dentes e olhar em frente, mas o austríaco não permitiu sequer que o equilíbrio fosse toada no segundo set, ganho de forma rápida, com a cedência de apenas 10 pontos.
“Lamento não ter conseguido oferecer a final que desejavam, mas o Dominic foi demasiado forte e mereceu ganhar”, João Sousa
“Quero dar os parabéns ao João pelo três encontros fantásticos que fez esta semana, mas hoje joguei muito bem. Ganhar aqui é muito especial para mim”, Dominic Thiem