Como Federer se vai preparar para a temporada de 2019
Terminada a sua participação nas ATP World Tour Finals, Roger Federer seguiu imediatamente de férias com a sua família, para descansar e recuperar do desgaste de uma temporada bem intensa e que teve como maior sucesso o título no Open da Austrália.
O site Punto de Break traçou os próximos dias do número três mundial e de como vai ser a pré-temporada. Desta forma, o suíço vai estar com a família de férias durante 14 dias e, na primeira semana de dezembro vai, como é tradição, para o Dubai onde dará início aos trabalhos para 2019.
Nesses primeiros dias vai estar com o seu treinador Severin Luthi e com o preparador físico Pierre Paganini. Já Ivan Ljubicic chega mais tarde. O plano passa por treinar com alguns tenistas: Marius Copil já está confirmado e, caso pretenda seguir a tradição dos últimos dois anos, irá juntar-se um jogador da nova geração.
Nesta fase, o grande objetivo de Federer é trabalhar o jogo de rede para se voltar a tornar mais agressivo e recuperar as boas sensações na pancada de direita, já que como o próprio admitiu, esteve com limitações durante as Finals de Londres. Durante estas duas primeiras semanas de dezembro vai ser tomada uma decisão muito importante para 2019: se Federer joga ou não a temporada de terra batida.
Tudo vai depender do trabalho físico, uma vez que caso decida jogar, será realizado um plano específico para fortalecer as pernas, de modo a proteger os joelhos. Federer fica no Dubai até ao Natal e, depois disso, viaja até Perth para iniciar a preparação para a Hopman Cup, que começa a 30 de dezembro. O tenista de 37 anos repete a estratégia das últimas duas épocas e, como se sabe, terminou com o mesmo desfecho: o título no Open da Austrália.