Cirstea sorri para as quartas de final de um Grand Slam 14 anos depois

Cirstea sorri para as quartas de final de um Grand Slam 14 anos depois

Por José Morgado - setembro 3, 2023

Sorana Cirstea viveu neste domingo, aos 33 anos, um dos momentos mais especiais da sua carreira profissional, ao se classificar para as quartas de final do US Open pela primeira vez, naquela que é a sua 15ª participação no torneio norte-americano. A tenista romena, jogando o seu 59º Grand Slam, está nas quartas de um Major pela segunda vez, primeira desde Roland Garros em 2009, o que constitui o segundo intervalo mais longo da história entre quartas apenas superado por Mirjana Lucic Baroni (18 anos).

Nas oitavas de final, Cirstea, 30ª WTA, derrotou a suíça Belinda Bencic, 13ª, por 6-3 e 6-3, num jogo que dominou por completo e até poderia ter vencido mais facilmente, pois foi quebrada nas duas primeiras vezes em que serviu para fechar cada um dos sets. A romena apresentou muito bom nível e a campeã olímpica passou completamente ao lado da ocasião.

Na terça-feira, dia em que são disputadas as quartas de final desta metade da chave, Cirstea tem jogo marcado contra a tcheca Karolina Muchova, número 10 WTA e vice-campeã de Roland Garros. A tcheca lidera o confronto direto por 3-1, mas este ano os dois duelos entre as duas terminaram com uma vitória para cada lado.

  • Categorias:
  • WTA
Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt