Choque total em Auckland: Shelton e Fils perdem, e a final será Daniel vs. Tabilo

Choque total em Auckland: Shelton e Fils perdem, e a final será Daniel vs. Tabilo

Por José Morgado - janeiro 12, 2024

Taro Daniel, de 30 anos e no 74º lugar do ranking mundial, alcançou esta sexta-feira (12), ao início da madrugada, uma das vitórias mais especiais e saborosas da sua carreira para se qualificar para a final do ATP 250 de Auckland, na Nova Zelândia, a segunda da sua carreira, depois de ter sido campeão em Istambul, há quase seis anos.

E o retorno do nipónico às finais ficou consumado após uma das maiores vitórias da sua vida em termos de ranking, ao eliminar o jovem norte-americano Ben Shelton, de 21 anos e 16º da hierarquia mundial, por 7-5 e 7-6(9), num duelo de duas horas e tremenda qualidade, no qual ainda teve necessidade de salvar vários set points no tie-break da segunda partida.

Na final, Daniel vai enfrentar o igualmente surpreendente chileno Alejandro Tabilo, 82º no ranking da ATP, que superou nas meias-finais o francês Arthur Fils, 35º do ranking, por 6-2 e 7-5, depois de virar uma desvantagem de 2-5 (!) no segundo set. Tabilo vai jogar a sua segunda final ATP, depois da perdida em Córdoba 2022, e é o primeiro tenista do seu país numa final em piso rápido desde a retirada de Fernando González (2008). Daniel e Tabilo nunca se enfrentaram anteriormente.

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt