Carreño Busta salva 'match point' perante jovem estrela para encontrar Thiem na final do Rio
Uma verdadeira cambalhota no marcador. Pablo Carreño Busta, número 24 do ranking mundial, colocou um ponto final na semana de sonho do jovem norueguês Casper Ruud, de 18 anos e 208.º da hierarquia, ao recuperar de set e break de desvantagem rumo à final do ATP 500 do Rio de Janeiro, no Brasil, salvando pelo caminho um match point a 4-5 da segunda partida.
Num encontro que parecia de sentido único, Carreño Busta, quarto cabeça de série, esteve a perder por 2-6 e 2-4. No entanto, apelou à garra espanhola e acabou por triunfar perante o jovem promissor, a jogar a sua primeira meia-final ATP do currículo, pelos parciais de 2-6, 7-5 e 6-0, ao fim de 1h56 de embate, carimbando o passaporte para a sua primeira final da carreira em eventos de categoria 500 do ATP World Tour (quinta no cômputo geral).
Na final, Pablo Carreño Busta desafia o austríaco Dominic Thiem, número oito mundial e segundo pré-designado. Thiem teve menos trabalho do que o seu futuro opositor para seguir até à sua 11.ª final da carreira, ao ultrapassar o espanhol Albert Ramos-Vinolas, 25.º colocado e quinto favorito, por 6-1 e 6-4, em 81 minutos.
“Estou muito feliz esta semana. Subi o meu nível de jogo a cada encontro. Em geral, estou feliz por voltar à terra batida e não esperava uma transição tão rápida. Acho que sou melhor jogador do que no ano passado, por isso vamos ver o que acontece na final“, resumiu Thiem, que na semana passada alcançou os quartos de final em Roterdão, Holanda, torneio disputado em piso rápido coberto.
Thiem lidera o confronto direto frente a Carreño Busta por claros 3-0, mas cedeu sempre um set em todos os encontros que jogaram, o último dos quais no Open dos Estados Unidos, em 2016.