Carrasco de Elias elimina Cilic; Nishikori sobrevive a Donaldson
Depois de passar a fase de qualificação, e de bater Gastão Elias na ronda inaugural da competição, o eslovaco Jozef Kovalik tinha pela frente, pela primeira vez na sua carreira, um membro do top10 mundial. Apesar da “modesta” 117ª posição no ranking ATP e de ser apenas a segunda vez na carreira que disputava a 2ª ronda de um torneio ATP 250, Kovalik voltou a mostrar um excelente nível de jogo e, após salvar 9 de 11 pontos de break, derrotou Marin Cilic por 7-6(5) 5-7 7-5, ao cabo de 2 horas e 48 minutos.
O seu oponente dos quartos-de-final será o russo Daniil Medvedev, que derrotou o taipé Yen-Hsun Lu, oitavo cabeça-de-série da prova, por 6-4 6-3.
Ainda em Chennai, o público pode assistir às vitórias de Albert Ramos-Vinolas (6-2 6-0 frente ao belga Steve Darcis) e Dudi Sela (6-2 6-2 sobre o sul-coreano Hyeon Chung).
No Brisbane International presented by Suncorp, Kei Nishikori foi um dos tenistas a estrear-se na nova temporada, e bem que teve de se aplicar a fundo para dar a volta ao marcador e levar a melhor sobre o norte-americano de 20 anos, Jared Donaldson. O jovem de Rhode Island, membro da Next Generation da ATP, ainda venceu o set inaugural por 6-4 depois de ter começado 0-4, porém o nipónico conseguiu impor o seu estatuto e triunfou por 4-6 6-4 6-3.
O próximo oponente de Kei será o wildcard australiano Jordan Thompson, 79º do ranking mundial, que fez o melhor uso do “factor casa” para bater o veterano David Ferrer por 4-6 7-5 7-5, num encontro que deixou em êxtase o público de Brisbane.
Outro dos estreantes na temporada de 2016 foi Stan Wawrinka, e o pupilo de Magnus Norman não deixou os seus créditos de campeão de 3 Grand Slams por mãos alheias, e superiorizou-se ao sérvio Victor Troicki por 7-6(5) 6-4, marcando embate com o britânico Kyle Edmund (viu Lucas Pouille desistir quando estava em vantagem 6-3 3-1) para a jornada de sexta-feira.