Carlos Bernardes vai se aposentar da arbitragem no final de 2024 após 40 anos de carreira

Carlos Bernardes vai se aposentar da arbitragem no final de 2024 após 40 anos de carreira

Por José Morgado - fevereiro 26, 2024

Carlos Bernardes, de 58 anos e uma das principais figuras da arbitragem mundial, decidiu encerrar a sua magnífica carreira como árbitro de cadeira de nível máximo do circuito internacional quando terminar a atual temporada 2024.  Naturalizado na Itália há vários anos, Bernardes vai fazer este ano um calendário mais curto na sua despedida, com um total de 22 semanas de arbitragem, segundo revela o site ‘Tênis Brasil’.

Recorde-se que Bernardes levou um grande susto em 2021 quando fazia quarentena obrigatória na Austrália. Sofreu um princípio de infarto dentro de seu quarto de hotel, foi internado de urgência e perdeu obviamente o torneio, mas felizmente não teve sequelas.

Bernardes é o segundo árbitro de alto nível a se aposentar nos últimos tempos depois do português Carlos Ramos que se despediu da profissão no Millennium Estoril Open 2023.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt