Caos: nova data de Roland Garros 'atropela' a Laver Cup, 10 torneios ATP/WTA e é sete dias depois do US Open

Caos: nova data de Roland Garros ‘atropela’ a Laver Cup, 10 torneios ATP/WTA e é sete dias depois do US Open

Por José Morgado - março 17, 2020
roland-garros

Vivem-se tempos absolutamente caóticos no desporto mundial. E se há modalidades onde a suspensão e adiamento de eventos ainda vai tendo alguma lógica, no ténis… nem por isso. Por exemplo, esta terça-feira o torneio de Roland Garros, organizado pela Federação Francesa de Ténis (FFT) e pela Federação Internacional de Ténis (ITF) anunciou de forma unilateral que a edição de 2020 do torneio vai ser realizada de 20 de setembro a 4 de outubro desde ano, duas semanas de calendário que já estavam ocupadas e estruturadas de forma completamente diferente nos circuitos ATP e WTA.

A nova data de Roland Garros atropela literalmente cinco torneios do calendário ATP, outros cinco do WTA e ainda… a Laver Cup, que tinha o seu fim-de-semana agendado para de 25 a 27 de setembro:

TORNEIOS AFETADOS PELA NOVA DATA DE ROLAND GARROS:

— Laver Cup

— ATP 250 de Chengdu

— ATP 250 de Zhuhai

— ATP 250 de Sófia

— ATP 250 de Metz

— ATP 250 de São Petersburgo

— WTA International de Guangzhou

— WTA International de Seul

— WTA Premier de Tóquio

— WTA Premier 5 de Wuhan

— WTA International de Tashkent

E ainda haveria um problema grave com os torneios disputados entre o US Open (com final marcada para 13 de setembro) e Roland Garros…

— Taça Davis (Grupos I e II)

— WTA Premier de Zhengzhou

— WTA International de Nanchang

— WTA International de Hiroshima

O ATP e o WTA devem publicar esta quarta-feira um comunicado conjunto para abordar toda esta confusão.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com