Cabral bate Cunha e Silva; Luz Medeiros e Murta em frente no CIF - Bola Amarela Brasil

Cabral bate Cunha e Silva; Luz Medeiros e Murta em frente no CIF

Por admin - setembro 22, 2015

Francisco Cabral, número 1239 da hierarquia mundial de juniores, foi o protagonista da grande surpresa da primeira jornada alusiva ao quadro principal do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto 2015, a decorrer no Club Internacional de Foot-Ball (CIF), no Restelo, até ao próximo sábado. O jovem de 18 anos derrotou Felipe Cunha e Silva, 39.º do ranking sub-18, por 6-2 e 6-3.

Na segunda eliminatória, Cabral terá pela frente o sintrense e ex-número um nacional Frederico Gil, atual 562.º da tabela mundial, que, tal como João Domingues – primeiro cabeça de série -, ficou isento da ronda inaugural, beneficiando de um bye. Domingues discute esta quarta-feira o acesso aos quartos-de-final com o madeirense Daniel Rodrigues, recente semifinalista do BANC Beloura Junior Open, em Sintra.

No quadro principal masculino, Miguel Deus avançou igualmente para os oitavos de final, num encontro em que o seu opositor, Rodrigo Magalhães, acabou por desistir devido a cãibras, após 3h45, quando o marcador registava 7-5, 6-7(2) e 4-1 a favor de Deus. Outro Deus, Nuno, também triunfou, derrotando Gonçalo Falcão, por 6-2 e 7-6(5). Fábio Ferreira, Bruno Pedrosa, João Barra e Gonçalo Andrade estão nos oitavos de final.

cif2

Nuno Deus e Gonçalo Falcão a medirem forças sob intenso calor

Bárbara e Inês sem percalços; Vilaça aplica ‘bicicleta’

Na variante feminina, Bárbara Luz Medeiros iniciou a defesa do título da melhor forma. A regressar à competição depois de cerca de um ano ausente da competição, a conimbricense, agora casada com o futebolista Diego Medeiros, ultrapassou na estreia Cláudia Gaspar, pelos parciais de 6-3 e 6-1. A portuguesa de 22 anos vai agora medir forças, nos quartos-de-final, com a convidada Cláudia Cianci, responsável pela eliminação de Mafalda Fernandes, por 6-3, 3-6 e 7-6(2).

Cláudia Gaspar, ao serviço, diante de Bárbara Luz Medeiros

Finalista em 2014, Inês Murta também entrou com o pé direito nos courts de terra batida de Monsanto. A algarvia de 18 anos derrotou na estreia Carolina Likhatcheva, portuguesa de ascendência russa, por convincentes 6-1 e 6-2, tendo encontro marcado, já esta quarta-feira, com Ana Filipa Santos, que eliminou na ronda inicial Ema Pires, de Carcavelos.

Quem também avançou, num ápice, aos quartos de final foi Rita Vilaça, que não cedeu qualquer jogo frente a Milisa Teixeira, do Clube de Ténis da Amadora. Vilaça aplicou um duplo 6-0 e encara no top 8 da prova nacional Ivone Álvaro, carrasca de Sofia Sualehé na primeira eliminatória, pelos parciais de 7-6(3), 1-6 e 6-4. Raquel Mateus e Inês Mesquita completam o lote de quartofinalistas.

João Cunha e Silva, que colabora para o Bola Amarela com crónicas mensais, também esteve presente no CIF

Consulte: