Britânicas brilham no dia em que Bouchard voltou às vitórias
Aos 24 anos, Johanna Konta, número dois britânica, somou esta terça-feira em Eastbourne a vitória mais importante da sua carreira. A poucos metros da sua casa, que se situa precisamente nesta localidade da costa britânica, Konta fez uma exibição de luxo para derrotar a russa Ekaterina Makarova, número oito WTA e antiga vencedora da prova, por 6-2 e 6-4, numa partida em que a jogadora nascida na Austrália foi sempre melhor.
“No papel parece que é a minha melhor vitória de sempre. Sabia que não ia ser nada fácil, porque ela é top-10 por alguma razão. Tinha de jogar o meu melhor ténis e penso que acabei por fazer exatamente isso”, confessou a britânica em declarações logo após o encontro.
Num dia de grande sucesso para o ténis feminino britânico, a número um nacional Heather Watson também somou uma das suas melhores vitórias do ano. Numa longa batalha de mais de duas horas, a semifinalista deste torneio em 2014 derrotou a jovem ucraniana Elina Svitolina, 11.ª cabeça-de-série e recente quarto-finalista de Roland Garros, por 3-6, 7-5 e 6-4.
Nos oitavos-de-final da prova seguem-se mais dois testes muito complicados para as representantes britânicas: Johanna Konta mede forças com Garbine Muguruza (derrotou Polona Hercog), ao passo que Watson encara Sloane Stephens (superou a quinta cabeça-de-série Carla Suárez Navarro).
Bouchard soma rara vitória e Keys diz adeus em menos de uma hora
Não é todos os dias que escrevemos isto: Eugenie Bouchard ganhou um encontro. A jovem canadiana, agora fora do top-10, somou apenas a sua quarta vitória desde janeiro ao bater a norte-americana Alison Riske por 7-6(5) e 6-3, rumo aos oitavos-de-final em Eastbourne, na semana que antecede a defesa de uma final (!) em Wimbledon que a poderá empurrar para fora do top-30 mundial.
“Foi uma dura batalha. Ela joga muito bem, especialmente em relva, por isso eu já estava pronta para um encontro muito complicado. Tenho vivido meses complicados. Tenho aprendido bastante, especial a ser paciente e a perceber que na vida temos muitos altos e baixos e a solução é continuar a trabalhar e a acreditar no nosso trabalho”, confessou a canadiana em conferência de imprensa.
Bouchard tem agora pela frente a suíça Belinda Bencic, que num duelo entre duas das mais jovens promessas do ténis mundial arrasou por completo a norte-americana Madison Keys, campeã em título da prova, sob o olhar atento da sua mentora e antiga número um WTA, Martina Hingis. A helvética de 18 anos impôs-se por 6-2 e 6-2, em apenas 53 minutos.