Brasileiros e jovens talentos disputam a 39ª edição do Bahia Juniors Cup
Neste sábado (9), a partir das 8h, se inicia a 39ª edição do Bahia Juniors Cup, um dos torneios mais tradicionais do juvenil em território nacional e dos que mais revelam talentos brasileiros. O evento, que é realizado no Clube Bahiano de Tênis, em Salvador (BA), vai até o dia 17 e tem entrada gratuita.
Em sua categoria mundial, que contou com João Fonseca sendo campeão recentemente ao conquistar seu primeiro título juvenil, os destaques desta edição vão para Victor Rocha e Nathalia Tourinho, que nasceu em São Paulo, mas é neta de Luis Tarquínio, um dos fundadores do torneio e que já foi presidente do Bahiano de Tênis. A paulista vai disputar a chave de 18 anos pela primeira vez mesmo tendo apenas 13 anos e conquistou seus primeiros pontos no ranking mundial recentemente.
Na chave masculino, o favorito é João Lago, campeão do J200 de La Paz, na Bolívia, e Enzo Vargas é o segundo favorito. Livas Damázio é outro nome a ficar de olho já que disputou Wimbledon, na categoria 14 anos, e foi vice-campeão mundial pelo Brasil nesta temporada em Prostejov (República Tcheca).
Leia também:
– João Fonseca quebra marca de quase 20 anos do tênis sul-americano
– Rybakina se despede de 2024 com triunfo sobre Sabalenka no WTA Finals
– Tsitsipas critica formato dos Masters 1000… e Wawrinka rebate
O torneio, que está entre os três maiores juvenis do país, vai contar a presença de cerca de 280 atletas que estarão representando seis países – além do Brasil, teremos Argentina, Eslováquia, Estados Unidos, Itália e Luxemburgo. A categoria mundial até 18 anos terá a pontuação J100 e vai ser disputada entre 9 e 17 de dezembro enquanto o qualificatório acontece entre os dia 9 e 10 – com a chave principal iniciando na segunda-feira (11).
As categorias 16 e 14 anos distribuem pontuação para o ranking Sul-Americano do Cosat enquanto as de 12 anos e Tennis Kids, vão distribuir pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis, vão ser jogadas entre os dias 13 e 17.
Além do título de João Fonseca em 2021 quando tinha apenas 15 anos, Thiago Wild também conquistou o torneio, por sua vez em 2017 ao superar Sebastian Baez na decisão. Outro nome importante a faturar o torneio foi Gustavo Kuerten na categoria 16 anos em 1993 contra Duda Catharino, atual diretor do evento. O evento também revelou nomes como Fernando Meligeni, Marcelo Melo, Teliana Pereira e muito mais.