Bia Haddad inicia temporada com derrota dramática de 3h20 contra 175ª do mundo na United Cup

Bia Haddad inicia temporada com derrota dramática de 3h20 contra 175ª do mundo na United Cup

Por Marcela Linhares - dezembro 27, 2024
bia united cup
Divulgação/United Cup

Bia Haddad, 17ª do ranking mundial, perdeu um duelo dramático para abrir a temporada na United Cup. Em confronto em que sofreu fisicamente — assim como a rival –, a brasileira perdeu para Xinyu Gao (175ª da WTA) por 5-7, 6-4 e 7-5, em 3h20, nesta sexta-feira (27) abrindo o duelo Brasil x China pelo grupo E em Perth, na Austrália. Foi a primeira vez na carreira que a chinesa de 27 anos enfrentou uma top 20.

Na primeira parcial, a brasileira conseguiu uma quebra logo no game inaugural e sustentou a vantagem até… a hora de fechar no 10º game. Gao conseguiu devolver a brecha e igualou o placar pela primeira e última vez. Isso porque Bia voltou a crescer e, sacando novamente para fechar o set, saiu de 15-40 e tomou a dianteira após 1h10 com ace.

Entre os sets, a tenista chinesa recebeu atendimento médico e enfaixou a coxa esquerda, mas isso não a impediu de seguir jogando firme e solta. Apesar dos desconfortos, Gao se manteve sólida e aproveitou a única quebra no último game para igualar a partida após parcial que durou 1h06.

Leia também:

Simona Halep desiste de Auckland e do Australian Open
Kyrgios volta a ser polêmico e diz que Sinner é o seu grinch de Natal
Thiago Monteiro anuncia nova fornecedora de material esportivo

O terceiro set continuou muito equilibrado, mas Bia conseguiu a quebra no sétimo game. O duelo, porém, ganhou contornos dramáticos após a brasileira sentir fortes câimbras servindo na sequência. Ela mal conseguia se mexer e só sacou por baixo, sendo quebrada de volta.

caimbras bia

Reprodução/United Cup

No game seguinte, porém, a câimbra melhorou, mas Gao, mesmo sofrendo fisicamente, conseguiu confirmar. As duas confirmaram os saques seguintes, mas, quando Bia sacou para forçar o tie-break, acabou quebrada e derrotada em Perth.

Thiago Monteiro e Zhizhen Zhang fazem o jogo masculino na sequência. Para fechar o confronto contra a China, Bia está escalada para voltar à quadra para o duelo de duplas ao lado de Rafael Matos contra Shuai Zhang/Zinzhen Zhang, mas os escolhidos podem mudar até o momento da partida.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.