Bia Haddad entra no top 10 da WTA e confirma marca histórica para o tênis brasileiro

Bia Haddad entra no top 10 da WTA e confirma marca histórica para o tênis brasileiro

Por Bruno da Silva - junho 10, 2023
bia haddad roland garros top 10
Corinne Dubreil/FFT

A marcante campanha de Bia Haddad Maia em Roland Garros 2023 rendeu para ela uma vaga inédita no top 10 do ranking de simples da WTA. A derrota de Karolina Muchova para Iga Swiatek na final deste sábado (10) assegurou a ascensão da brasileira do 14º para o décimo lugar.

Bia Haddad já era a brasileira com melhor ranking na Era Aberta e, agora, se torna a primeira a entrar no top 10. Maria Esther Bueno, multicampeã de Slams e histórica tenista do país, conquistou seus melhores resultados antes do estabelecimento do ranking como ele é atualmente.

O último tenista brasileiro a estar no top 10 do ranking mundial foi Gustavo Kuerten. Guga chegou a ser número 1 e esteve pela última vez entre os dez melhores do mundo em junho de 2002.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.