Bia Haddad é surpreendida e Brasil se complica no duelo contra Alemanha na BJK Cup
Bia Haddad Maia, número 1 do Brasil 14 do mundo, foi derrotada no terceiro jogo do duelo entre Brasil e Alemanha pelos qualifiers da Billie Jean King Cup, em Stuttgart. A brasileira acabou surpreendida por Jule Niemeier (65ª da WTA), perdendo com parciais de 7-6(3), 3-6 e 6-2, em quase três horas. Com isso, as alemãs abrem 2 a 1 no confronto.
Mudança de adversária
Pouco antes da partida, Rainer Schuettler, capitão da seleção da Alemanha, anunciou a mudança na escolha da rival de Bia Haddad. Ao invés de Tatjana Maria, recentemente campeã em Bogotá e vindo de vitória dura sobre Laura Pigossi no dia anterior, Niemeier foi escalada. A jovem de 23 anos, que brilhou indo às quartas de final de Wimbledon no ano passado, vinha de seis derrotas seguidas e um retrospecto de 2-9 em 2023.
Alemã prevalece em longo primeiro set
Niemeier jogou os dois primeiros games em um nível mais baixo e foi quebrada logo de cara, mas não demorou para se encontrar. A alemã, com golpes potentes, passou a incomodar Bia Haddad e, na primeira vez que oportunizou break points, em um longo sexto game, que teve até foot fault da brasileira, igualou o placar.
Depois disso, o duelo seguiu equilibrado, com as duas confirmando seus serviços até o 11º game, quando Bia Haddad, com um lindo winner de devolução, voltou a quebrar e fez 6-5, mas não conseguiu fechar sacando para o set. Assim, a decisão foi para o tie-break.
Bia Haddad começou mal o game desempate, permitindo que Niemeier abrisse 3-0. A brasileira chegou a encostar no placar, mas a alemã jogou bem no momento decisivo e anotou 7-6(3), em 1h19.