Bia Haddad bate ex-número 1 Wozniacki e vai às quartas do US Open pela primeira vez

Bia Haddad bate ex-número 1 Wozniacki e vai às quartas do US Open pela primeira vez

Por Bruno da Silva - setembro 2, 2024
bia haddad maia us open
Andrew Ong/USTA

Com mais uma atuação de alto nível, Bia Haddad, número 21 do mundo, conquistou uma grande vitória sobre a ex-número 1 do mundo Caroline Wozniacki, atual 71ª da WTA e duas vezes finalistas do US Open, para avançar pela primeira vez às quartas do Slam americano. A brasileira anotou 6-2, 3-6 e 6-3, em 2h40, nesta segunda-feira (2), e está no top 8 de um Major pela segunda vez — a primeira foi em Roland Garros 2023.

O início do jogo teve longos games e três quebras, e Bia Haddad saiu com a vantagem. Depois disso, abriu 5-1, mesmo com Wozniacki tendo suas chances (oportunizou seis break points e converteu apenas um). A dinamarquesa sofreu com a agressividade da brasileira na devolução (venceu apenas 3/12 pontos com o segundo serviço e cometeu quatro duplas faltas) e só foi confirmar o serviço no sétimo game, além de ter cometido mais erros não forçados do que o normal (14 a 11).

Após uma paralisação de seis minutos devido a um problema no sistema eletrônico das linhas no oitavo game, a brasileira, que foi claramente superior nos pontos importantes, fechou a parcial na primeira chance que teve.

Leia também:

Zverev explica como mantém o pai como treinador: “Não passo tempo com ele fora de quadra”
Swiatek recebeu recomendação de Bia Haddad e está lendo mais durante o US Open
Putintseva pede desculpa pela atitude com gandula no US Open

Bia conseguiu a quebra logo de cara no segundo set, mas Wozniacki devolveu na sequência e mostrou que estava viva no jogo. A dinamarquesa conseguiu impor sua estratégia de alongar os pontos e também passou a agredir na devolução do segundo saque, complicando a vida da brasileira, que só venceu 2/14 (14%) dos pontos nesta situação.

A ex-número 1 do mundo cometeu apenas cinco erros não forçados, contra 16 da brasileira, e somou nove winners, oito a menos que a rival. Após abrir 4-1, Wozniacki conseguiu se segurar no seu serviço (virou um 15-40 servindo em 4-2) e empatou o jogo.

Bia conseguiu subir o nível no início do terceiro set, sendo bastante agressiva e vencendo 12 dos 14 primeiros pontos para abrir 3-0. Após estabelecer a vantagem, a brasileira manteve um ótimo aproveitamento no serviço até sacar para 5-3.

Em um game de mais de dez minutos, Wozniacki salvou dois match points e teve dois break points, mas Bia, que salvou 13/16 chances de quebra que cedeu, assegurou a grande vitória na terceira oportunidade que teve.

A próxima rival de Bia é Karolina Muchova, atual 52ª do mundo e semifinalista de 2023. A tcheca lidera o confronto direto por 3 a 0, sendo que o último encontro foi em Cincinnati 2023.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.