Berrettini derrota Monfils em encontro épico e avança pela primeira vez para as meias-finais de um Grand Slam
Matteo Berrettini, que passou praticamente todo o verão sem competir devido a uma lesão contraída em julho, garantiu esta quarta-feira a sua vitória mais importante de toda a carreira.
O tenista italiano garantiu a qualificação para as meias-finais do Open dos Estados Unidos, ao bater o francês Gael Monfils com os parciais de 3-6, 6-3, 6-2, 3-6 e 7-6(5), ao cabo de 3h55 minutos de jogo.
O encontro teve contornos épicos no quinto set. Berrettini teve 5-2 de vantagem, dispôs mesmo de match point a 5-3, mas Monfils não desistiu, fez break e igualou o encontro a 5-5. O italiano não se deixou afetar, fez 6-5 e voltou a ter mais dois match points para vencer o encontro, agora no serviço de Monfils, mas o gaulês sobreviveu com unhas e dentes, levando o duelo para um tie-break decisivo.
No desempate, Berrettini foi mais forte, mais consistente (Monfils fez várias duplas faltas) e carimbou uma vitória épica no Major nova-iorquino.
Este é, assim, o triunfo mais importante da carreira do jovem de 23 anos, que tem entrada garantida no top 15 do ranking ATP. Berrettini vai lutar por um lugar na final do último Grand Slam da temporada frente ao vencedor do duelo entre Diego Schwartzman e Rafa Nadal, que se realiza esta madrugada.