Beatriz Haddad Maia brilha no Brasil; Errani também nos quartos-de-final
Contemplada com um convite da organização para disputar o quadro principal do Rio Open 2015, Beatriz Haddad Maia tem sido a grande estrela local e esta quinta-feira não defraudou as expectativas brasileiras, apurando-se para os seus primeiros quartos-de-final do WTA Tour. A jovem jogadora de 18 anos, número 234 mundial, surpreendeu na segunda ronda a mais cotada eslovena Polona Hercog, 77.ª do ranking, em curtos 69 minutos.
Num encontro sem grande história, Haddad Maia, que só cedeu dois pontos disputados no seu primeiro serviço, derrotou a sétima pré-designada da prova pelos parciais concludentes de 6-1 e 6-2. Com este triunfo, a tenista brasileira tornou-se na segunda jogadora oriunda do Brasil a alcançar os quartos-de-final de um torneio WTA desde 1999, depois de Teliana Pereira o ter feito em duas ocasiões.
À espera da tenista brasileira está já a italiana Sara Errani, primeira cabeça-de-série da competição. A jogadora transalpina confirmou as hierarquias pré-estabelecidas e empurrou para fora da prova de categoria International a espanhola Lourdes Dominguez Lino, 108.ª do mundo, triunfando pelos parciais de 6-0 e 7-5, ao cabo de 1H27 de embate.
“Estou nos quartos-de-final agora, por isso só quero pensar encontro a encontro, mas claro que quero ganhar o título aqui. Há muitas jogadoras difíceis aqui no Rio de Janeiro. Tenho de pensar apenas no meu próximo encontro e pronto”, confessou Errani, nos seus primeiros quartos-de-final desde o US Open 2014, em conferência de imprensa.
Quem ficou de fora dos quartos-de-final foi Roberta Vinci, que, tal como Sara Errani, pertence ao topo do ranking mundial de pares. Vinci, terceira pré-designada da competição e 38.ª da classificação individual, foi surpreendida pela paraguaia Veronica Cepede Royg, número 168 da tabela WTA e proveniente da fase de qualificação, por 6-2 e 6-3, ao fim de curtos 63 minutos.
A jornada desta quinta-feira no Rio Open 2015 contou ainda com a vitória tranquila da eslovaca Anna Schmiedlova sobre a argentina Paula Ormaechea. Schmiedlova, número 75 da hierarquia mundial, derrotou a sul-americana por convincentes 6-0 e 6-2, rumo aos seus primeiros quartos-de-final da carreira.