Barty vs. Pliskova: o incrível facto sobre a final feminina de Wimbledon

Barty vs. Pliskova: o incrível facto sobre a final feminina de Wimbledon

Por José Morgado - julho 8, 2021

Ashleigh Barty, número mundial, e Karolina Pliskova, antiga líder do ranking, são duas das melhores jogadoras do Mundo há muitos anos, mas nem por isso vão protagonizar uma final de Wimbledon assente num facto curioso e que volta a demonstrar a enorme profundidade do ténis feminino atual.

A final de sábado (14 horas) será a primeira do torneio feminino desde 1977 a colocar frente a frente duas tenistas nunca antes haviam jogado um encontro do título no All England Club. Desde 1978 — a primeira final entre Chris Evert (que já havia jogado uma) e Martina Navratilova — que pelo menos uma das duas jogadoras era repetente.

No setor masculino, tal facto também não acontece desde 2003 (Roger Federer vs. Mark Philippoussis). Se Novak Djokovic perder com Denis Shapovalov, situação semelhante à feminina ocorrerá.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com