Australian Open terá cinco campeãs de Grand Slam nos 'oitavos' (e todas na mesma metade)

Australian Open terá cinco campeãs de Grand Slam nos ‘oitavos’ (e todas na mesma metade)

Por José Morgado - janeiro 20, 2023

É verdade que o ténis feminino vai tendo hoje em dia muitas campeãs de Grand Slam em simultâneo em atividade, mas também não é mentira que a maioria delas têm vivido tempos difíceis na sua carreira. Por essa razão, ter cinco jogadoras com Majors no seu palmarés entre as apuradas na parte superior do quadro… é impressionante.

Para além das mais expectáveis Iga Swiatek (Roland Garros 2020 e 2022 e US Open 2022) e Elena Rybakina (Wimbledon 2022), ou não fossem elas as últimas duas vencedoras de Grand Slam, também Jelena Ostapenko (Roland Garros 2017), Barbora Krejcikova (Roland Garros 2021) e Victoria Azarenka (Australian Open 2012 e 2013) estão todas no lote das 16 melhores do primeiro Grand Slam da temporada, onde Azarenka foi mesmo a única de todas a já ter conseguido triunfar.

Curiosamente, na parte inferior do quadro — cuja terceira ronda só se joga no sábado — não sobra nenhuma campeã de Majors. Apenas a campeã olímpica Belinda Bencic e as checas Karolina Pliskova (ex-líder WTA) e Marketa Vondrousova, ambas finalistas em Grand Slams.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt