Austrália não aceita a Sputnik: dezenas de jogadoras podem estar em risco

Austrália não aceita a Sputnik: dezenas de jogadoras podem estar em risco

Por José Morgado - dezembro 20, 2021
Australian-Open
MELBOURNE, AUSTRALIA – FEBRUARY 21: General view of Rod Laver Arena during the Men’s Singles Final match between Novak Djokovic of Serbia and Daniil Medvedev of Russia during day 14 of the 2021 Australian Open at Melbourne Park on February 21, 2021 in Melbourne, Australia. (Photo by Andy Cheung/Getty Images)

A notícia não surpreende muito, mas foi confirmada esta segunda-feira pela tenista russa Natalia Vikhlyantseva, top 200 mundial, que explicou nas redes sociais que não poderá competir no Australian Open pelo facto de a vacina russa ‘Sputnik’ não ser aceite na Austrália. A vacina russa tem sido dada em dezenas de países, mas nunca foi reconhecida nem pela Organização Mundial de Saúde, nem pela Agência Europeia do Medicamento, pelo que esta é uma notícia que não surpreende.

Países como a Sérvia, Hungria e Bielorrússia são outros dos que administraram grandes quantidades de Sputnik aos seus cidadãos, pelo que fica a dúvida sobre se alguns dos tenistas dessas nações correm risco de ter de falhar o Australian Open pela mesma razão de Vikhlyantseva. Para além, claro, de todos os outros jogadores russos.

A Austrália reconhece a entrada no país a viajantes que tenham tomado a Sputnik mas que depois tenham feito uma dose de reforço com uma das vacinas reconhecidas, como a Pfizer ou a Moderna.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//bolamarela.pt/a-atencao-de-medvedev-e-companhia-australian-open-rejeita-quem-levou-vacina-russa/

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com