ATP garante: Nick Kyrgios tem o 5.º melhor serviço da história
Muitos duvidam da atitude e comprometimento de Nick Kyrgios, mas poucos ou nenhuns põem em causa que o jovem australiano de 21 anos tenha talento e armas para um dia chegar ao topo do ténis mundial. De todas as armas, a mais eficaz e relevante de todas que possui é… o serviço, que é não só um dos melhores da atualidade como, garante o ATP World Tour, de sempre.
Um estudo do departamento de estatísticas do circuito masculino calcula o ‘serve rating’, um dado estatístico que soma a percentagem de primeiros serviços colocados, a percentagem de pontos ganhos com o primeiro serviço, a percentagem de pontos ganhos com o segundo serviço, o número de jogos de serviço ganhos, a média de ases por encontro e subtrai ainda a média de duplas faltas por encontro.
Com 290,7 de média de carreira, Kyrgios tem nesta altura o quinto melhor registo neste dado da história do ténis, apenas atrás de quatro super servidores: Ivo Karlovic, John Isner, Milos Raonic e… Andy Roddick. Roger Federer (7.º) e Pete Sampras (8.º) também aparecem neste top 10, ainda que tenham descido algumas posições na reta final das suas carreiras, de forma natural.
Os dados de Kyrgios: 66,4+76+55,1+88,7+13,8-2,9 = 297,1, uma média ainda mais alta do que a sua de carreira, que tem por isso tendência a subir nos próximos anos.
Alguns dos melhores servidores da história que estão atrás de Kyrgios neste ranking: