ATP e ITF anunciam programa ‘Accelerator’ para potencial crescimento dos jovens em 2023
Há mais novidades para a nova temporada. A ATP e a ITF anunciaram o lançamento do programa Accelerator, que visa potenciar as carreiras dos mais novos já a partir de 2023. Esta iniciativa irá permitir que os jogadores que acabaram o ano no top 20 do ranking de juniores tenham até oito oportunidades para disputar torneios de categoria Challenger 50 e 75 na próxima época.
Os membros do top 10 podem entrar diretamente no quadro principal, enquanto os outros seguem para a fase de qualificação. Haverá também lugares destacados para os torneios M15 e M25 do ITF World Tour, abrindo-se o leque para o top 30. Além disso, os campeões e vice-campeões dos Grand Slams juniores também podem entrar no programa Accelerator caso não estejam no topo do ranking: os campeões juntam-se ao top 10 e os ‘vices’ aos top 20.
“O ténis sempre foi um desporto que recompensa o trabalho árduo e devemos criar um ambiente que permita que as jovens promessas alcancem o seu potencial. É nossa responsabilidade abrir portas e permitir que eles prosperem no desporto”, afirmou Andrea Gaudenzi, líder do ATP Tour.
Já David Haggerty, presidente da ITF, congratulou-se com a medida. “Ao colaborar, podemos criar um futuro melhor para o desporto e garantir que as gerações futuras tenham oportunidades de chegar ao topo. Estamos entusiasmados por fazer parte do esforço para fazer isso acontecer”, destacou.