Atletas brasileiros que estavam em Israel já retornam ao Brasil
Daniel Rodrigues, Leandro Pena e Ymanitu Silva já estão em solo brasileiro. Os três atletas nacionais do tênis em cadeira de rodas estavam em Israel no momento em que o país sofria ataque do Hamas.
Antes de chegarem ao Brasil, os atletas ficaram por 33 horas no aeroporto de Tel Aviv, em Israel, e pousaram nesta terça-feira (10) por volta das 11h no Aeroporto de Guarulhos, São Paulo.
Daniel, Leandro e Ymanitu chegaram em Tel Aviv no último sábado (7) para disputar o Israel Open, localizado em Ramat Hasaron, e, pouco depois do desembarque, tiveram que voltar ao aeroporto local devido aos bombardeios na cidade. No domingo (8), os brasileiros conseguiram um voo para a Tailândia e de lá pegaram outro voo com destino ao Brasil na segunda-feira (9).
Rodrigues compartilhou a sensação enquanto esteve em Israel: “O sentimento de quando eu estava lá foi de agonia e até achei que não fossemos conseguir sobreviver. Agora, o clima é de alegria pelo retorno ao nosso país e o que nos resta é pedir orações para as pessoas que estão lá, para que tudo termine bem”.
Ymanitu complementou sobre só querer ver a família e nunca mais passar por aquela sensação de terrorismo. “Não sabíamos o que aconteceria e fomos para um abrigo antiaéreo dentro do aeroporto, torcendo para ficarmos bem. É bom voltar e que Deus proteja a todos” complementou.
Pena relatou sobre o apoio que receberam para conseguir voltar ao Brasil e comentou sobre o apoio que receberam da CBT. “Estamos muito felizes por conseguir retornar para casa e gostaria de agradecer à equipe da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Todos os envolvidos nos deram o suporte necessário nesse momento difícil, com ajuda nas passagens e contato constante” disse.
Os atletas contaram com assistência e suporte da CBT para ajuda-los a sair de Israel. “Assim que recebemos o primeiro contato dos nossos atletas, imediatamente iniciamos uma força tarefa para trazê-los de volta e em segurança. Gostaria de agradecer o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em nome do presidente Mizael Conrado, do Ministério do Esporte e também da Embaixada do Brasil em Tel Aviv, que acompanharam todo esse processo”, explicou Rafael Westrupp, presidente da CBT.