As razões que levam Nadal a defrontar Ruud mesmo estando eliminado das ATP Finals
Rafael Nadal já não tem qualquer hipótese de se apurar para as meias-finais das ATP Finals, mas a verdade é que o número dois do Mundo, primeiro cabeça-de-série em Turim, vai mesmo a jogo diante de Casper Ruud num encontro que já não tem qualquer implicação para as contas do grupo. No entanto, há motivos que levam o maiorquino a disputar esse encontro.
Ora, desde logo estão em jogo 200 pontos para o ranking ATP, que se podem revelar especialmente importantes. É que tanto Stefanos Tsitsipas como Casper Ruud têm Nadal no ponto de mira e podem ultrapassá-lo — embora só um o possa fazer — antes do Australian Open. Ora, isso faria logo com que Rafa passasse a ser o terceiro cabeça-de-série no Australian Open, em vez de beneficiar do estatuto de segundo favorito.
Por outro lado, Nadal tenta recuperar a confiança que os problemas físicos lhe tiraram desde o US Open, de maneira a fechar a época com outro tipo de sensações que o deixam mais seguro no ataque para 2023. Resta saber se conseguirá derrubar Ruud para alcançar esse objetivo.