Após falhar exame antidoping, Gilbert Klier tem punição definida

Após falhar exame antidoping, Gilbert Klier tem punição definida

Por Bruno da Silva - fevereiro 6, 2023
gilbert klier doping
CBT/Divulgação

A Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) anunciou nesta segunda-feira (6) uma punição de 12 meses para o brasileiro Gilbert Klier Júnior, 22 anos, pela presença de SARM S-22 em um exame antidoping realizado em abril do ano passado, em um torneio Challenger na Cidade do México. Klier Júnior já estava suspenso provisoriamente desde junho.

A substância para qual Klier Júnior testou positivo foi a mesma que levou à suspensão de Beatriz Haddad Maia em 2019. O brasileiro, bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2018, estava perto do top 350, sua melhor posição no ranking na carreira, quando foi punido de forma provisória.

A decisão

A ITIA aceitou a explicação de que Klier Júnior não ingeriu a substância de forma proposital. Mesmo assim, devido a outros casos semelhantes de brasileiros e outros esportistas, a agência entendeu que o jogador teve alguma responsabilidade na contaminação.

De acordo com comunicado da ITIA, Klier Júnior aceitou a pena em dezembro de 2022. Com isso, ele fica suspenso até 8 de junho de 2023. Neste período, ele não pode comparecer ou atuar em nenhum torneio oficial de tênis.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.