Aos 17 anos, Anisimova afasta a campeã Halep rumo às 'meias' em Paris

Aos 17 anos, Anisimova afasta a campeã Halep rumo às ‘meias’ em Paris

Por José Morgado - junho 6, 2019

Amanda Anisimova, jovem norte-americana de apenas 17 anos, passou definitivamente de promessa a confirmação e fez esta quinta-feira uma das exibições mais incríveis de que há memória recente no circuito feminino para se qualificar para as meias-finais de Roland Garros.

A antiga estrela do circuito de juniores, nascida em 2001, fez uma exibição difícil de classificar (de tão impressionante que foi tendo em conta as circunstâncias) e derrotou a romena Simona Halep, número três mundial e campeã em título em Paris, por 6-2 e 6-4, em pouco mais de uma hora de batalha. Anisimova raramente sentiu o momento, mostrou-se sólida dos dois lados do campo e foi corajosa nos momentos de maior tensão, ultrapassando em potência romena, que pareceu sempre surpreendida com o nível da jovem que aos 14 anos foi à final de Roland Garros em juniores…

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/rolandgarros/status/1136593763718053889

Anisimova, que vai entrar no top 30 na próxima segunda-feira independentemente do que aconteça daqui para a frente, vai defrontar a australiana Ash Barty nas meias-finais. Será o primeiro encontro entre duas tenistas que se vão estrear numa fase tão avançada de torneios do Grand Slam.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt