Antiga estrela júnior e ex-top 300 ATP banido para a vida após 21 atos de corrupção

Antiga estrela júnior e ex-top 300 ATP banido para a vida após 21 atos de corrupção

Por José Morgado - maio 4, 2020
hossam

Youssef Hossam, egípcio de 21 anos que foi top 10 mundial de juniores em 2016 e top 300 ATP em 2017, foi banida esta terça-feira para a vida pela Federação Internacional de Ténis, depois de terem sido provados 21 atos de corrupção pela Unidade para a Integridade do Ténis (TIU).

O jogador tentou defender-se numa audiência em tribunal, que aconteceu de 9 a 11 de março, mas ficou provada a culpa em 21 situações diferentes no período compreendido entre 2015 e 2019.

 

Oito casos de resultados combinados

Seis casos em que facilitou resultados combinados

Dois casos em que pediu a outros jogadores que não se esforçassem em court

Três casos em que não denunciou abordagens corruptas

Dois casos em que não cooperou com a investigação

Youssef Hossam, o primeiro egípcio da história a chegar ao top 10 mundial de juniores, já tinha o seu irmão mais velho, Karim, igualmente banido para a vida.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt