Amnistia Internacional adverte Djokovic e Nadal sobre exibição na Arábia Saudita

Amnistia Internacional adverte Djokovic e Nadal sobre exibição na Arábia Saudita

Por José Morgado - outubro 18, 2018
Nadal Djokovic
Spain’s Rafael Nadal (L) is congratulated by Serbia’s Novak Djokovic after winning their semi final match at Rome’s ATP Tennis Open tournament at the Foro Italico, on May 19, 2018 in Rome. (Photo by FILIPPO MONTEFORTE / AFP) (Photo credit should read FILIPPO MONTEFORTE/AFP/Getty Images)

Amnistia Internacional, organização não governamental que defende os direitos humanos com mais de 7 milhões de membros em 150 países, advertiu esta quinta-feira o sérvio Novak Djokovic e o espanhol Rafael Nadal sobre a partida de exibição marcada para o próximo mês de dezembro, na Arábia Saudita, da qual os dois vão fazer parte.

A entidade não vê com bons olhos a participação dos números 1 e 2 do ranking da ATP num país acusado de planear recentemente a morte do jornalista Jamal Khashoggi no consulado saudita em Istambul, onde tentava obter um documento certificando que se havia divorciado da ex-mulher.

Segundo a Amnistia, os jogadores podem usados pelo regime para limpar a sua imagem. “Gostávamos que isso não acontecesse”, escreveu a ONG.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com