Alcaraz volta a bater Sinner num grande espetáculo e conquista título em Pequim pela primeira vez
Carlos Alcaraz, de 21 anos, voltou a mostrar nesta quarta-feira a razão pela qual é um jogador que está a caminho de se tornar uma lenda da modalidade, ao conquistar o ATP 500 de Pequim pela primeira vez às custas de uma final absolutamente épica. É o 16º título da carreira de Alcaraz, o quarto da temporada e o primeiro desde Wimbledon. O espanhol nunca tinha vencido um troféu da ATP nos meses de outubro ou novembro, mostrando que está disposto a terminar a temporada em grande forma.
Numa final espetacular e que não desapontou as altas expectativas que nela eram depositadas, Alcaraz, novo número 2 do mundo (e ex-líder mundial entre 2022 e 2023), derrotou o italiano Jannik Sinner, número 1 do mundo, por 6-7(6), 6-4 e 7-6(3), numa épica batalha de 3h21. Depois de virar de uma desvantagem de 2-5 no primeiro set, o italiano de 23 anos chegou a se aproximar da vitória em dois sets, mas Alcaraz foi capaz de dar a volta e agarrar o ascendente para derrotar o italiano pela terceira vez em três jogos disputados este ano. Sinner ainda tentou uma última reação na reta final e chegou a estar a dois pontos do título, mas Carlitos venceu os últimos sete pontos de forma incrível (a partir de 0-3 no tie-break) para uma vitória memorável.
Alcaraz torna-se no primeiro tenista da história dos torneios de ATP 500 (criados em 2009) a vencer pelo menos um em cada uma das três superfícies.