Alcaraz subiu quase 400 lugares no ranking desde que se estreou no circuito há dois anos no Rio

Alcaraz subiu quase 400 lugares no ranking desde que se estreou no circuito há dois anos no Rio

Por Pedro Gonçalo Pinto - fevereiro 22, 2022
Alcaraz
Foto: Bruno Alencastro/Bola Amarela

Carlos Alcaraz está cada vez mais nas bocas do Mundo, especialmente depois de ter conquistado o Rio Open. O jovem de 18 anos garantiu a entrada no top 20 e é apontado a voos progressivamente mais altos, até porque a sua ascensão tem sido, de facto, meteórica. Os números não enganam e o prodígio espanhol tem precisado de pouco tempo para queimar etapas importantes, sendo curioso que um dos primeiros passos aconteceu precisamente onde agora fez história.

Há quase exatamente dois anos – 18 de fevereiro de 2020 -, pouco antes de pandemia rebentar e congelar o Mundo, Alcaraz fez a sua estreia no ATP Tour, ao jogar o quadro principal do Rio Open. Era um miúdo de 16 anos, na altura número 406 do ranking ATP, e a verdade é que logo aí começou a dar nas vistas. Bateu o experiente compatriota Albert Ramos, por 7-6(2), 4-6 e 7-6(2), ao cabo de mais de 3h30 de encontro, e viria a ser eliminado na segunda ronda por Federico Coria.

Ora, dois anos depois, saltou quase 400 lugares na hierarquia mundial masculina para se colocar, então como 20.º melhor do Mundo, já com dois títulos no ATP Tour – Umag e Rio de Janeiro -, além de quatro troféus no circuito Challenger. Tudo isto pontuado também com uns quartos-de-final no US Open de 2021 e um impressionante registo de quatro vitórias e cinco derrotas contra adversários do top 10.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/TennisTV/status/1495531320965017604?s=20&t=6XTcp7OoO-gQgbgOZ5MXRA

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt