Alcaraz ganha pela primeira vez como número um e apura Espanha nas Davis Cup Finals

Alcaraz ganha pela primeira vez como número um e apura Espanha nas Davis Cup Finals

Por Pedro Gonçalo Pinto - setembro 18, 2022

Depois da estreia falhada como número um do Mundo — Felix Auger-Aliassime surpreendeu em Valência –, eis que Carlos Alcaraz assumiu a responsabilidade de fechar o embate com a Coreia do Sul e não desiludiu. O líder do ranking ATP somou o primeiro triunfo com esse estatuto e confirmou o apuramento da Espanha para os quartos-de-final das Davis Cup Finals, eliminando a Sérvio da competição.

Alcaraz superou o sul-coreano Soonwoo Kwon, com os parciais 6-4 e 7-6(1), sendo que até esteve com um break de desvantagem no segundo parcial. No entanto, recuperou um nível mais próximo do habitual a tempo de evitar um choque e de deixar tudo nas mãos do encontro de pares.

O triunfo de Alcaraz seguiu-se à vitória fácil de Roberto Bautista Agut sobre Seong Chan Hong, por 6-1 e 6-3, sendo que Marcel Granollers Pedro Martínez fecharam as contas com um triunfo sobre Ji Sung Nam Min-Kyu Song, por 7-5, 3-6 e 6-1. A Espanha apura-se como primeira do Grupo B e vai defrontar a Croácia.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt