Alcaraz inicia forte na Austrália com vitória em duelo de artistas

Alcaraz inicia forte na Austrália com vitória em duelo de artistas

Por José Morgado - janeiro 16, 2024
alcaraz-ausopenr2

Carlos Alcaraz, número 2 do mundo, estreou-se esta terça-feira (16) na temporada de 2024 de forma oficial com um triunfo e uma exibição convincente a caminho da segunda rodada do Australian Open, em Melbourne, onde retornou dois anos depois, após ter falhado o Happy Slam em 2023 devido a problemas físicos.

Num duelo de gerações entre dois dos melhores ‘shotmakers’ do circuito ATP, Alcaraz, de 20 anos, levou a melhor sobre Richard Gasquet, de 37 anos e recentemente fora do top 100 após quase 19 anos nessa elite, triunfando por 7-6(5), 6-1 e 6-2, em 2h23 de duelo.

O veterano francês, ex-número 7 do mundo, aguentou-se muito bem no primeiro set, apresentando mesmo um nível ‘vintage’ em muitos momentos, mas o favoritismo e superior qualidade e potência do espanhol acabaram por prevalecer quando realmente interessou.

Alcaraz, que disparou mais de 50 winners neste jogo de estreia na prova, enfrenta agora na segunda o italiano Lorenzo Sonego, que resistiu a um fabuloso duelo de primeira rodada diante do britânico Daniel Evans, por 4-6, 7-6(8), 6-2 e 7-6(4).

Sonego, número 46 do mundo, até lidera o confronto direto diante de Alcaraz, tendo-o derrotado em Indian Wells 2021, pouco depois de o espanhol vencer o seu primeiro título ATP.

Leia também:

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt