Surpresa do ano? Alcaraz cai em Roma para Marozsan, número 135 do mundo

Surpresa do ano? Alcaraz cai em Roma para Marozsan, número 135 do mundo

Por José Morgado - maio 15, 2023
alcaraz-roma
Giampiero Sposito/Internazionali BNL d’Italia

Carlos Alcaraz, que a partir da próxima semana voltará a ser o número 1 do mundo, sofreu nesta segunda-feira (15) uma das derrotas mais surpreendentes da sua ainda muito curta carreira, ao cair na terceira rodada do Masters 1000 de Roma, na Itália. O espanhol sofreu a sua terceira derrota em 33 partidas nesta temporada, mas esta é, de longe, a mais surpreendente.

O jovem espanhol de 20 anos, vindo de 12 vitórias seguidas e de títulos em Barcelona e Madrid, caiu com estrondo diante do qualifier húngaro Fabian Marozsan, número 135 do ranking mundial e que nunca antes havia nem jogado diante de um top 10 mundial na carreira. Marozsan anotou 6-3 e 7-6(4), em um duelo de 1h40.

Alcaraz não só esteve longe do seu melhor, mas viu Marozsan jogar um nível sensacional, sendo quase sempre superior ao espanhol. Depois de abrir vantagem de set e quebra (6-3 e 4-3), o húngaro viu Alcaraz forçar o tie-break.

No game desempate, Alcaraz chegou a abrir 4-1, mas o húngaro acabou vencendo o duelo ganhando os últimos seis pontos do jogo diante de um espanhol irreconhecível em muitos momentos.

Nas oitavas, Marozsan, que foi o algoz do brasileiro Felipe Meligeni na rodada final o qualifying, vai enfrentar o croata Borna Coric, que derrotou Roberto Carballés Baena nesta segunda-feira.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt